23 de mar. de 2010

FANTOCHE: EMBALAGEM LONGA VIDA SE TRANSFORMA COM IMAGINAÇÃO – 16 de dezembro de 2009


Quem nunca brincou de teatro precisa experimentar as possibilidades oferecidas pelas embalagens do tipo longa vida, de uso muito comum nas grandes cidades. A vida urbana atualmente traz comodidade e conforto a seus habitantes, mas as embalagens descartáveis logo se transformam em lixo e o problema só aumenta.
Não é brincadeira: toneladas são produzidas diariamente e parece não ter solução.
Chegamos ao limite e não é mais possível adiar ou deixar para que as autoridades governamentais e as próximas gerações tomem providências por nós. É preciso que cada um faça a sua parte, pois são as pequenas ações que promovem as grandes mudanças.
Pensando nisso, a proposta de confecção de fantoche de reciclagem traz ideias e sugere várias formas de criação. Nesta atividade, o criador (criança ou adulto) poderá caracterizar seus personagens favoritos, resultando numa diversidade incrível de animais, pessoas, bichos, insetos e objetos animados. Veja a foto acima, desenvolvida por estudantes do curso de Pedagogia em São Paulo, explorando recursos para a prática educativa.
O fantoche torna-se um grande aliado da aprendizagem na escola, na projeção de sonhos e desejos, onde a emoção, o lúdico e a imaginação estarão sempre presentes, acompanhando o pleno desenvolvimento de crianças, jovens e até adultos, pois este boneco feito de embalagem cativa e conquista a simpatia de todos.
Um simples recurso de recorte da caixa ao meio, com uma dobra no lado de trás permite a criação de seres fantásticos que vivem no mundo imaginário e que agora são transportados para o mundo real, onde falam, pensam e interagem com os humanos. São os amiguinhos tão queridos e sonhados que se concretizam, ganhando formas e cores.
A integração se estabelece entre a criança, a sociedade e a necessidade de viver num mundo melhor e mais justo. Experimente criar o seu fantoche com uma embalagem vazia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário