Diversas empresas estão se adaptando e transformando suas ações em prol da sustentabilidade. A fabricante de celulares Sony Ericsson foi uma delas e anunciou esta semana o lançamento de dois aparelhos “verdes”. O C901 GreenHeart e Naite serão vendidos ainda este ano e novos modelos sustentáveis deverão ser produzidos nos próximos dois anos.
Além de utilizarem materiais reciclados (segundo a fabricante, no mínimo 50% do celular será feito com plástico reciclado), os modelos consumirão menos energia, utilizarão menos produtos químicos na sua fabricação, serão vendidos em embalagens menores e terão manuais eletrônicos como forma de economizar papel.
“Hoje nós estamos anunciando um compromisso de ampliar essas inovações no portfólio geral em 2010 e 2011″, afirmou o presidente-executivo da Sony Ericsson, Hideki Komiyama, em comunicado.
Além dos produtos sustentáveis, a Sony Ericsson anunciou que pretende cortar em 20% suas emissões de dióxido de carbono até 2015.
A empresa não é única a demonstrar interesse pela causa. Diversas fabricantes de telefones celulares tem apresentado medidas que as tornam mais sustentáveis, como a Nokia, que apresentou em 2008 um protótipo de celular feito inteiramente de materiais recicláveis e que renovou suas embalagens em 2006, economizando 100 milhões de euros em menos de um ano.
Organizações ambientais no mundo todo tem acompanhado esses ações. A razão seria o mote de 1 bilhão de celulares vendidos a cada ano, em todo o mundo, cada um deles acompanhado de caixas, acessórios e responsáveis pelo uso de toneladas de matéria-prima durante sua fabricação.
Os consumidores também tem percebido essa diferença. Uma pesquisa recente realizada pela ABI Research apontou que aproximadamente metade dos norte-americanos se demonstram inclinados à compra de produtos que respeitem o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário