12 de abr. de 2010

Pegada de Carbono



É a quantidade total de emissão de gases do efeito estufa causada direta ou indiretamente por um indivíduo, organização, evento ou produto. Como o impacto que cada um dos gases causadores de efeito estufa – dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e hexafluorido de enxofre, além dos clorofluorcarbonos e perfluorcarbonos – é muito diferente, optou-se então por medir essas emissões a partir de quantidades equivalentes ao dióxido de carbono, o poluente mais comum do grupo.

A pegada de carbono mede o impacto ambiental provocado pelos consumos individuais em nosso planeta. Os elementos levados em conta são, entre outros: a quantidade de água, os kw de eletricidade e os litros de combustível utilizados diariamente por pessoa.
Este cálculo permite saber que hábitos devem ser alterados para a sua vida ser mais verde. Aqui você aprenderá a calcular o tamanho da sua pegada.

Elas medem quanto dióxido de carbono (CO2) nós produzimos no nosso dia-a-dia. Uma ida ao trabalho de carro, um movimento do interruptor de luz ou até uma viagem de avião para surfarmos em Marrocos, tudo isso utiliza combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás. Quando combustíveis fósseis são queimados, são emitidos Gases do Efeito Estufa (GEE), como o CO2, que contribuem para o aquecimento global.

A medida de rastro de carbono serve principalmente para determinar quais atividades econômicas são mais poluentes entre o universo de possibilidades existente. Conhecendo esse valor, é possível determinar cursos de ação para minimizar – e em alguns casos zerar completamente – a poluição atmosférica que cada organização causa no ecossistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário